Como Avaliar Um Imóvel De Forma Justa?

Compartilhe com o seu amigo(a)

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Como Avaliar Um Imóvel

Saber como avaliar um imóvel de forma justa é fundamental para que a negociação ocorra de maneira benéfica tanto para quem vende quanto para quem compra.

Sendo assim, existem uma série de fatores a serem avaliados para que um imóvel tenha a sua precificação correta.

E saber quais são essas especificações é muito importante para poder ficar atento ao saber que tipo de negócio você está entrando e se ele é vantajoso ou não para você.

Portanto, trouxemos nesse artigo, algumas dicas de como você pode fazer isso de maneira bem simples para que se possa ter alguma noção do que é feito durante uma avaliação.

Como Avaliar Um Imóvel De Forma Justa?

avaliar imóvel

A tarefa de avaliar um imóvel pode parecer simples mas não é. Mas, um procedimento que é indispensável para que se faça uma boa avaliação e de forma justa, é ter conhecimento do mercado imobiliário e bom senso para diferenciar os diferentes tipos de imóvel.

Muita gente acha que a avaliação imobiliária requer apenas a estipulação do valor de venda.

Mas, a avaliação vai muito além disso e várias características são levadas em consideração para que se tenha uma visão real do estado do imóvel.

Portanto, se você quer saber mais sobre a avaliação, veja a seguir.

1. Fique por dentro do mercado imobiliário

É imprescindível ao querer avaliar uma casa, saber uma base de comparação mercadológica.

Isso fará com que você não desvalorize e nem valorize demais um imóvel, mas que saiba exatamente a média em que ele se encontra de acordo com o mercado.

Portanto, deve-se observar muito bem as variáveis do setor imobiliário e saber quanto cada imóvel vale em determinada região, de acordo com as características do imóvel a ser avaliado.

Todos esses fatores influenciam na hora de firmar uma avaliação.

2. Avaliação em etapas

Para avaliar imóvel de forma justa é preciso que haja pesquisas.

Portanto, ao pesquisar o valor dos imóveis da região, você terá uma base para saber em quanto o seu bem pode acabar sendo valorizado.

Caso as pesquisas não tragam um resultado satisfatório, tente calcular o valor do m² x tamanho do terreno.

Uma outra alternativa é ver qual é o valor do IPTU do imóvel e também saber avaliar se o imóvel está em uma posição de privilégio.

Essa primeira parte é para a avaliação de terreno e é interessante começar por ela.

A segunda parte é referente a avaliação da edificação. Ou seja, aqui entrará pontos como:

·     Conservação;

·     Acabamento;

·     Arquitetura;

·     Tempo de construção;

·     Entre outros aspectos;

Toda a infraestrutura nessa hora deve ter avaliação, tanto a infraestrutura do bairro, ventilação, vizinhança e estrutura interna.

Cada fator conta muito na hora de avaliar um imóvel.

3. Entenda e exponha os critérios da avaliação

Muitas vezes os corretores se deparam com uma situação onde o cliente já tem uma avaliação prévia e um preço determinado.

É importante que nessas horas, depois de já ter feito a avaliação, que se escute o que o profissional avaliador tem a dizer.

As vezes a avaliação feita pode estar ultrapassando um pouco o limite do mercado. Aqui, é fundamental que o alerta com cautela acabe sendo feito para que a pessoa que já veio com uma ideia pronta, entenda os fatores que fazem ou não um imóvel perder o valor.

Por isso é fundamental contar com um profissional que esteja disposto a expor esses detalhes em uma linguagem clara e objetiva, para que não haja dúvidas.

4. Contrate um profissional

A avaliação justa de um imóvel para ser justa de fato, tem que passar pelas mãos de um profissional qualificado para isso.

Isso porque só ele tem as ferramentas necessárias para fazer o laudo com todas as especificações sobre o imóvel.

Sendo assim, nada passa batido dos olhos do avaliador de imóveis. Até porque, somente ele tem o laudo com as especificações da ABNT para que a avaliação aconteça com autenticidade e segurança.

Somente um perito avaliador de imóveis tem a aptidão para avaliar um imóvel e assinar laudos de avaliações.

Conclusão

conclusão comprar imóvel praia

Por fim, vimos então que para avaliar imóvel de forma justa existem uma série de fatores que deve-se considerar, e não somente o preço.

Por causa disso, é imprescindível que a contratação de um profissional apto a atuar na área é fundamental para que a avaliação aconteça de forma totalmente justa para ambas as partes.

Além disso, o profissional tem em mãos um laudo onde todos os detalhes para avaliação estão especificados pela ABNT. 

Gostou de saber um pouco mais sobre a avaliação de imóveis? Agora que você já sabe o que fazer e se você não quiser ter todo este trabalho eu posso te ajudar na compra do seu imóvel na praia!

Fique Ligado

Mais Novidades