Como é feita a avaliação de um imóvel?

Compartilhe com o seu amigo(a)

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
avaliação de imóveis

A avaliação de imóveis é uma serviço que é útil para uma série de casos, ainda mais quando se tem dúvidas quanto ao valor real de um imóvel. Para não sair com prejuízos, é feito esse serviço por um perito na área.

Portanto, continue lendo esse conteúdo para descobrir um pouco mais sobre como funciona a avaliação de imóveis e qual a sua importância!

Como é feita avaliação de imóveis?

O laudo de avaliação de imóveis é vital para definir qual o valor de um imóvel para um certo objetivo. Sendo assim, esse serviço torna-se útil em muitas situações, tais como:

  • Compra e venda de um imóvel;
  • Aluguéis;
  • Processos judiciais envolvendo o imóvel;
  • Partilha de bens;
  • Inventários;
  • Desapropriações;
  • Assistência técnica a advogados em perícias judiciais e extrajudiciais;
  • Garantias bancárias;
  • Entre outros.

Esse processo deve ser feito apenas por avaliadores que têm registro no CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários). É preciso também ter como órgão regulamentador o COFECI em sua resolução 1.066/07.

Como avaliar imóveis

Só assim para que o laudo pericial da avaliação tenha valor legal judicialmente, também é preciso que o avaliador siga certas regras e critérios. Como por exemplo, possuir conhecimentos técnicos para garantir a autenticidade do laudo que emitiu.

Outro ponto é que a avaliação de imóvel só pode ser feita de acordo com as normas da ABNT (NBRs 14.653-1, 14.653-2, 14.653-3 e 14.653-4) e por profissionais credenciados ao CNAI.

Os métodos tendem a variar conforme os fins do laudo e do imóvel, mas veja logo abaixo uma referência do método comparativo, um dos mais usados nesses casos.

1. Análise e vistoria

O primeiro passo é levantar dados que influencia no valor de mercado do imóvel. Com os documentos necessários e ciente do objetivo para elaborar o laudo, é preciso fazer uma vistoria do imóvel.

Nessa vistoria, é preciso analisar as características estruturais e arquitetônicas do imóvel. Além disso, também deve-se levar em conta a região onde o imóvel se encontra, entre características físicas, econômicas e estruturais, como por exemplo, transporte público e outros pontos.

2. Pesquisa de Mercado

O passo seguinte é fazer uma pesquisa de mercado com valores comerciais de até 20 móveis parecidos. Sendo assim, deve-se verificar tanto o preço de anúncio, quanto os valores de negociações reais.

No entanto, na maioria das vezes, é acrescentado as margens de negociações e comissões de corretores nesses valores.

3. Média do valor do metro quadrado das amostras

A partir da lista de amostra, é feito uma média aritmética para saber qual o valor do metro quadrado. Então, o valor do metro quadrado de cada amostra é somado e dividido pelo número total delas.

4. Média final do valor do metro quadrado

Para obter o valor final do metro quadrado das amostras, é preciso definir um intervalo de tolerância das amostras em 20% para mais e 20% para menos. Dessa forma, as amostras fora desse intervalo são eliminadas.

Em seguida, é preciso fazer uma nova média aritmética com as amostras que sobraram.

5. Valor médio final

Por fim, basta multiplicar o valor do metro quadrados pela metragem do imóvel, obtendo então o valor final médio. Contudo, nesse cálculo, ainda é preciso levar em conta a variações dos limites nessa metodologia entre 1% a 10%.

A Nbr 14.653 é a norma que estabelece como é feito  estas avaliações de imóveis no Brasil. Ela estabelece de forma clara quais são os processos a serem seguidos pelo avaliador, desde a coleta de amostras, cálculos, até a emissão do laudo final.

Caso você esteja precisando de fazer uma avaliação de imóveis, então o ideal é contratar uma empresa série e experiente na área. 

Por que avaliar um imóvel?

Todas as avaliações são feitas de forma técnica, cumprindo todas as exigências das normas ABNT e gerando laudos com validade judicial. Se você busca por um servidor seguro e de qualidade, entre em contato com a Nero Perícias.

Conclusão

Viu como a avaliação de imóveis é um serviço essencial para diversas situações? Não é à toa que esse tipo de serviço tem sido cada vez mais buscado, para saber qual o valor real de um imóvel e evitar muitas dores de cabeça.

Por fim, caso tenha gostado desse conteúdo sobre avaliação de imóveis, não esqueça de compartilhar com os seus amigos para que eles também possam conhecer mais a respeito!

Fique Ligado

Mais Novidades

Casa de alto padrao em Ilhabela destaque

Casa de alto padrão em Ilhabela

A propriedade perfeita para você Casa de alto padrão localizada em um condomínio fechado em Ilhabela. Ideal para quem deseja conforto, privacidade e contato com